Avançar para o conteúdo principal

Francisca e Maria Inês, 2 Campeãs Nacionais na Escola de Judo Ana Hormigo



 
No passado dia 11 de Junho, Francisca Jorge e Maria Inês Rosário sagraram-se Campeãs Nacionais de Juvenis no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

A prova rainha do Judo Juvenil contou com a presença de 312 atletas com idades entre 12 e 14 anos de idade de 103 clubes participantes.

Francisca Jorge apresentou-se como uma forte candidata a conquistar o título nacional, dado que durante a época 2015/16 já tinha vencido todos os Opens Nacionais em que participara, subindo 4 vezes ao lugar mais alto do pódio (Vila Nova de Poiares, Castelo Branco, Palmela e Barreiro) e conquistou ainda a medalha de bronze numa Super Copa em Espanha.

Francisca começou por vencer na fase de grupos as atletas da Associação Académica de Coimbra e do Judo Clube de Portimão pelas pontuações máximas (ippon). Após vencer o grupo D da sua categoria, venceu na meia-final a adversária do Judo Clube de Lisboa também por ippon, passando à final para defrontar a atleta espanhola que representa o Unbreakable Force - Judo Alvor. No derradeiro combate, Francisca ainda esteve a perder pela pontuação mínima (yuko) até ao último segundo, onde incrivelmente igualou por yuko antes de soar o gongo. No prolongamento não deu hipótese à adversária com um forte contra-ataque, sagrando-se assim Campeã Nacional da sua categoria.

Mais atribulada foi a competição de Maria Inês Rosário a competir na categoria -40 kg.  A albicastrense, também ela vencedora dos Opens Nacionais de Castelo Branco, Poiares e Palmela,  começou bem ao vencer pela pontuação máxima a atleta de Braga. No 2º combate frente à atleta de Barcelos, apesar de Inês ter estado sempre superior, acabou por ser imobilizada no solo e perder a luta. No último combate, Inês não conseguiu superar a espanhola também a representar o Unbreakable Force - Judo Alvor. A contabilização dos pontos na pool mantinha 3 das 4 atletas da categoria com o mesmo número de vitórias e pontos para a atribuição da medalha de prata, tendo de  se recorrer ao sistema  de desempate pelo critério do peso corporal da pesagem oficial. Aí vence o atleta mais leve que neste caso favoreceu a judoca albicastrense.

Dado que é autorizada a participação de cidadãos nacionais e cidadãos comunitários ou cidadãos de países com os quais o Estado Português ou a União Europeia tenham acordos de reciprocidade, o título de campeão nacional não pode ser atribuído a um cidadão estrangeiro, mas sim ao atleta nacional melhor classificado. Apesar da medalha de prata, Maria Inês Rosário sagrou-se Campeã Nacional da categoria -40 kg.

Alcançaram um meritoso 9º lugar Bruno Gonçalves com 2 vitórias e 2 derrotas  na categoria – 38 kg entre 24 participantes, Afonso Folgado com 2 vitórias e 2 derrotas  na categoria – 42 kg entre 30 participantes, João Dias com 1 vitória e 2 derrotas na categoria -60 kg entre 30 participantes e Manuel Salvado com 1 vitória e 2 derrotas na categoria -66 kg entre 19 participantes.

Completaram a equipa Beatriz Riscado na categoria -57kg com 2 derrotas, Leandro Serra na categoria -38kg com 1 derrota, Alberto Gomes na categoria -55 kg com 2 derrotas, João Gregório na categoria -60 kg com 1 derrota, Diogo Côrte na categoria -66 kg com 1 derrota e Rodrigo Baltazar na categoria +81 kg não teve qualquer adversário.

Ana Hormigo, Abel Louro  e Mariana Milheiro foram os treinadores que acompanharam a equipa que no Quadro Geral conquistou a 7º posição entre 103 clubes.

      Os técnicos mostraram-se bastante satisfeitos com o resultado global dos seus pupilos que, à exceção de Francisca Jorge, fizeram a sua estreia em campeonatos nacionais. Esta foi a maior comitiva de sempre da Escola de Judo Ana Hormigo que conseguiu a qualificação de 12 juvenis para Campeonatos Nacionais de Judo. De sublinhar ainda a participação do albicastrense Diogo Côrte, único atleta com Síndrome de Down a garantir presença neste evento.
 

 
 
 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adriana Torres em Berlim na Taça da Europa e Estágio Internacional de Juniores

A judoca Adriana Torres competiu no passado sábado, ao serviço da Seleção Nacional Júnior, na Taça da Europa que se realizou na Alemanha. Esta competição para Sub 21, decorreu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Berlim, com a participação de 288 atletas de 29 países.  A albicastrense integrou a seleção júnior da Federação Portuguesa de Judo que apenas convocou 3 raparigas e 8 rapazes.  A judoca de Castelo Branco entrou em ação logo no sábado, dia 29 de julho, frente à inglesa Olivia Delahunty na fase das eliminatórias. Apesar de já conhecer esta adversária do Campeonato da Europa do ano passado, acabou por ceder e não conseguir seguir em frente na competição. De salientar que Adriana Torres, 1º ano dos 3 anos do escalão júnior, já garantiu os mínimos de participação no Campeonato da Europa de Juniores que se realizará em Haia (Holanda) em setembro e no Campeonato do Mundo de Juniores que vai decorrer em Lisboa, em outubro.   A atleta ficou, até dia 2 de agosto, em Berlim

Judocas em Aveiro em Estágios da ANDDI

A equipa de judo adaptado da Escola de Judo Ana Hormigo participou, no sábado, dia 27 de janeiro, no Estágio da Seleção Nacional JUDOWN e no Estágio técnico de Judo ANDDI, organizado pela Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual. Os Estágios decorreram em Aveiro, no Dojo da Secção de Judo do Beira-Mar, juntando cerca de 50 atletas de judo adaptado. Os atletas e alunos da APPACDM de Castelo Branco, Diogo Côrte e Cláudia Gaspar, foram chamados ao Estágio da Seleção Nacional JUDOWN destinado a atletas com Trissomia 21. Este estágio teve como principal objetivo a preparação para os Trissome Games, calendarizado para o próximo mês de Março, na Turquia. A restante equipa da Escola de Judo An aHormigo/APPACDM de Castelo Branco, constituída por Rafaela Louro, Carla Marujo, Isabel Lourenço e Maria Fernandes, foi acompanhada pelas treinadoras Sofia Côrte e Denisa Grecu, as quais estiveram responsáveis pelo aquecimento, e pelo retorno à calma dos treinos da manhã, e da t

Adriana Torres convocada para o Campeonato do Mundo Juniores

A judoca albicastrense Adriana Torres da Escola de Judo Ana Hormigo, foi convocada pela Federação Portuguesa de Judo para integrar a equipa que irá participar no Campeonato do Mundo de Juniores (sub 21) 2023 que se realizará em Ovidelas de 4 a 8 de outubro. Adriana Torres, primeiro ano do escalão júnior, entrará em ação, no Campeonato do Mundo Júnior, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, esta 5ª Feira dia 5 de outubro, por volta das 10 horas da manhã. Apesar de não ter sido selecionada para o Campeonato das Europa de Juniores que se realizou o mês passado, foi agora selecionada para o Campeonato do Mundo Júnior em Portugal, na sua categoria de peso -63 kg. A judoca de Castelo Branco, vice-campeã nacional de juniores 2023, mereceu a confiança do selecionador nacional após ter obtido a medalha de prata na Super Copa de Espanha Júnior Memorial Ojeda, em Las Palmas, que se realizou em Espanha, no passado dia 23 de setembro. A atleta conhecerá o sorteio e a adversária que encontrará,