Avançar para o conteúdo principal

I Open de Judo Adaptado foi um sucesso


Durante a manhã do Torneio de Judo de Natal decorreu também a estreia do I Open de Judo Adaptado AEJAH/ APPACDM de Castelo Branco organizado por estas duas instituições e com o apoio da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI)   e direcionado a judocas com diversas deficiências.







Em ambiente de festa e de forma a promover a união e inclusão de todos os judocas da Escola de Judo Ana Hormigo, este Open funcionou em paralelo com as crianças do Torneio de Natal de Judo.

Para além da habitual divisão por pesos, no Open de Judo Adaptado os grupos foram constituídos e formados por 3 divisões consoante a deficiência, qualidade técnica e saber adquirido. Na Divisão I participaram os atletas invisuais e os atletas sem limitações físicas com experiência e boa base técnica na modalidade; na Divisão II os atletas com limitações físicas e com pouca experiência ou base técnica na modalidade; e na Divisão III atletas com deficiências profundas ou motoras graves onde o objetivo foi uma luta em forma de jogada, privilegiando o contacto com as pegas e as deslocações pelo tapete.

Nesta primeira atividade contemplada pelo apoio do projeto BPI Capacitar – Judo para Todos, participaram 28 judocas de 4 clubes: Escola de Judo Ana Hormigo-APPACDM de Castelo Branco, CERCIGUI Guimarães, CCD Pragal-APPACDM de Lisboa e Sporting Clube do Sabugal. De salientar que os judocas da Escola de Judo Ana Hormigo competiram já com os fatos de judo adquiridos através deste projeto.

Por equipas o CERCIGUI Guimarães venceu a taça de 1º classificado, de seguida a EJAH-APPACDM de Castelo Branco foi 2º classificado e o CCD Pragal-APPACDM Lisboa 3º classificado. Na entrega de medalhas estiveram todos os representantes das instituições participantes que enalteceram e reconheceram o excelente trabalho desenvolvido pela organização local.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adriana Torres em Berlim na Taça da Europa e Estágio Internacional de Juniores

A judoca Adriana Torres competiu no passado sábado, ao serviço da Seleção Nacional Júnior, na Taça da Europa que se realizou na Alemanha. Esta competição para Sub 21, decorreu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Berlim, com a participação de 288 atletas de 29 países.  A albicastrense integrou a seleção júnior da Federação Portuguesa de Judo que apenas convocou 3 raparigas e 8 rapazes.  A judoca de Castelo Branco entrou em ação logo no sábado, dia 29 de julho, frente à inglesa Olivia Delahunty na fase das eliminatórias. Apesar de já conhecer esta adversária do Campeonato da Europa do ano passado, acabou por ceder e não conseguir seguir em frente na competição. De salientar que Adriana Torres, 1º ano dos 3 anos do escalão júnior, já garantiu os mínimos de participação no Campeonato da Europa de Juniores que se realizará em Haia (Holanda) em setembro e no Campeonato do Mundo de Juniores que vai decorrer em Lisboa, em outubro.   A atleta ficou, até dia 2 de agosto, em Berlim

Judocas em Aveiro em Estágios da ANDDI

A equipa de judo adaptado da Escola de Judo Ana Hormigo participou, no sábado, dia 27 de janeiro, no Estágio da Seleção Nacional JUDOWN e no Estágio técnico de Judo ANDDI, organizado pela Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual. Os Estágios decorreram em Aveiro, no Dojo da Secção de Judo do Beira-Mar, juntando cerca de 50 atletas de judo adaptado. Os atletas e alunos da APPACDM de Castelo Branco, Diogo Côrte e Cláudia Gaspar, foram chamados ao Estágio da Seleção Nacional JUDOWN destinado a atletas com Trissomia 21. Este estágio teve como principal objetivo a preparação para os Trissome Games, calendarizado para o próximo mês de Março, na Turquia. A restante equipa da Escola de Judo An aHormigo/APPACDM de Castelo Branco, constituída por Rafaela Louro, Carla Marujo, Isabel Lourenço e Maria Fernandes, foi acompanhada pelas treinadoras Sofia Côrte e Denisa Grecu, as quais estiveram responsáveis pelo aquecimento, e pelo retorno à calma dos treinos da manhã, e da t

Adriana Torres convocada para o Campeonato do Mundo Juniores

A judoca albicastrense Adriana Torres da Escola de Judo Ana Hormigo, foi convocada pela Federação Portuguesa de Judo para integrar a equipa que irá participar no Campeonato do Mundo de Juniores (sub 21) 2023 que se realizará em Ovidelas de 4 a 8 de outubro. Adriana Torres, primeiro ano do escalão júnior, entrará em ação, no Campeonato do Mundo Júnior, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, esta 5ª Feira dia 5 de outubro, por volta das 10 horas da manhã. Apesar de não ter sido selecionada para o Campeonato das Europa de Juniores que se realizou o mês passado, foi agora selecionada para o Campeonato do Mundo Júnior em Portugal, na sua categoria de peso -63 kg. A judoca de Castelo Branco, vice-campeã nacional de juniores 2023, mereceu a confiança do selecionador nacional após ter obtido a medalha de prata na Super Copa de Espanha Júnior Memorial Ojeda, em Las Palmas, que se realizou em Espanha, no passado dia 23 de setembro. A atleta conhecerá o sorteio e a adversária que encontrará,